Melhor driblador da Europa, Neymar Jr recebe elogios de ex-treinadores Dunga e Lima

Capitão do tetracampeonato, Dunga diz que o atacante tem “ABS” nas pernas. Já Lima, ex-companheiro de Pelé recorda das dicas para Neymar Jr na base do Santos FC;  

O drible é uma das principais maneiras que Neymar Jr tem para superar os adversários. O atacante segue fora dos gramados tratando a lesão no quinto metatarso do pé direito, no entanto, ainda mantém a liderança nas principais ligas do futebol europeu quando o assunto é drible por jogo. Dunga e Lima, dois ex-jogadores e treinadores de Neymar Jr em diferentes períodos da carreira, falaram com exclusividade sobre a criatividade do atleta e porque é tão difícil pará-lo.

O atacante do Paris Saint Germain é o primeiro da lista neste quesito, segundo levantamento feito pelo site “WhoScored.com”, especializado em estatísticas no futebol. Os dados envolvem jogadores da Premiere League (Ingalterra), da Ligue 1 (França), Bundesliga (Alemanha), série A (Itália) e da Liga Espanhola (Espanha).

Na temporada 2019, Neymar Jr atuou em 13 partidas do campeonato francês, totalizando 1129 minutos – sem contar a Champions League e as Copas Nacionais. São 4,8 dribles por jogo.

Em depoimento para o site [www.neymarjr10.com] sobre os 10 anos de carreira do jogador, o ex-treinador da Seleção Brasileira, Dunga brincou com a situação. “Eu falava muito sobre o Neymar e comentava que ele tem um ABS [sistema de frenagem que evita que as rodas se bloqueiem e entrem em derrapagem], dribla para o lado esquerdo, direito, ele acelera, freia. É muito difícil”, comenta.

Além de técnico, Dunga foi capitão do Brasil na conquista do tetracampeonato mundial em 1994, nos Estados Unidos. Dentro de campo, sempre foi conhecido pelo estilo firme em marcar os adversários. Durante o bate-papo ele foi questionado sobre o que faria se enfrentasse Neymar Jr no ‘1x1’. A resposta veio com uma metáfora em tom de brincadeira. “No mano a mano um vai ter que morrer”, disse o treinador que conviveu com Neymar Jr na Seleção entre 2014 e 2016.

Já o ex-jogador Lima, que foi companheiro de Pelé no time de ouro do Santos FC que encantou o mundo na década de 1960, lembrou uma passagem que teve com o jogador quando comandava as equipes de base do Peixe. “Eu falei para ele na época: ‘o tipo de drible que você tem, se for mano a mano você e ele, você ganha todas. Se você partir dez vezes para cima dele, vai ganhar nove, porque até ele virar para te parar você já está dentro do gol com sua rapidez”.

Lima disse ainda que antes de uma partida pelo Estadual Mirim perguntou se Neymar lembrava de uma conversa que tiveram sobre os zagueiros adversários e que no jogo da volta a dupla iria caçá-lo. “Ele me respondeu: ‘hoje eles não vão me achar’. E acrescentei dizendo que esperava que ele fizesse exatamente isso, caso contrário não iria tocar na bola porque eles vão te bater o jogo inteiro. Terminou jogo e nós fizemos 4 a 1 neles e ele marcou dois gols”, recordou Lima.

Os maiores dribladores da temporada européia: 

1 – Neymar (Brasil) - Paris Saint-Germain / França – 4,8

2 – Hatem Ben Arfa (França) - Rennes / França – 4,6

3 – Allan Saint-Maximim (França) – Nice / França – 4,3

4 – Sofiane Boufal (Franco-Marroquino) – Celta de Vigo (Espanha) – 4,1

5 – Lionel Messi (Argentina) – Barcelona / Espanha – 3,8

Fonte: WhoScored.com

Categoria:FUTEBOL