No Jalapão, X Rally Team tem o principal teste antes do Sertões

Prova tem três dias de duração e 1.228 quilômetros de distância, em alguns dos pisos mais difíceis do país - região na qual o Sertões irá percorrer nesta temporada


A equipe X Rally Team defende a liderança do Campeonato Brasileiro de Rali Cross Country neste final de semana no quarto encontro da temporada. A prova, que acontece na região do Jalapão, entre os estados de Tocantins e Bahia, é encarada pelo time como o principal teste antes do Sertões, que começa em 25 de agosto.

“É a prova mais dura do campeonato até agora, com certeza. E acho que não só para nós, mas também para todos os outros, vai ser o melhor teste possível a se fazer para o Sertões. É uma grande oportunidade de lutarmos para manter a nossa liderança no campeonato, mas também para checarmos como estará o nosso equipamento em relação à concorrência”, destaca Beco Andreotti, chefe da equipe e que na prova será o navegador de Sylvio de Barros, que faz seu retorno ao off-road desde o Sertões de 2018, quando foi vice-campeão da prova.

“Minha principal expectativa é aproveitar o Jalapão para ir me acostumando. Andar na frente faz sentido, mas é muito mais para testar a máquina e os reflexos, já que desde o Sertões do ano passado eu não corri mais na terra, só no asfalto. Vai ser um aprendizado novo, o que é sempre bem-vindo”, disse Sylvio.

Marcos Baumgart, líder do campeonato, volta a ter Kleber Cincea como seu navegador em uma prova do brasileiro. “Vai ser uma prévia dos trechos mais difíceis do Sertões, com certeza, e uma oportunidade de ouro para ver como o nosso carro se comporta com as atualizações nessa região. O Jalapão é sempre muito difícil, então estamos ansiosos em ver o ‘monstro do Jalapão’ com antecedência para enfrenta-lo mais uma vez depois”, afirmou Marcos.

No terceiro X Rally Ford Ranger da equipe estarão Mauro Guedes e Filipe Bianchini, vice-líderes da tabela. Mauro também enxerga a prova, que terá 1.228 quilômetros totais divididos em três dias, como a melhor oportunidade de treino antes do Sertões. “Todo mundo está com o mesmo objetivo: testar o equipamento e treinar piloto e navegador. Talvez até por isso, a empolgação de todos é máxima. É preciso muita atenção e concentração para escapar das ‘pegadinhas’ que o Jalapão oferece, e o nível da prova estará muito alto”, disse.

A prova tem um trajeto de ida e volta partindo de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, entrando no Tocantins por Dianópolis e São Félix do Tocantins, e retornando à cidade inicial.

07/06: Luís Eduardo Magalhães (BA) – Dianópolis (TO)
Deslocamento  Inicial: 87,91 km
Trecho Cronometrado: 161,20 km
Deslocamento Final: 4,82 km
Total: 253,70 km

08/06: Dianópolis (TO) – São Félix do Tocantins (TO)
DI: 124,67 km
TE: 288,10 km
DF: 46 km
Total: 459 km

09/06: São Félix do Tocantins (TO) – Luís Eduardo Magalhães (BA)
DI: 22,31
TE: 280,47
DF: 213,14
Total: 516 km

KM Total: 1.228
KM Total (cronometrados): 729,77

Categoria:RALLY