ALBERTO ASCARI - O primeiro bicampeão



Alberto Ascari foi o primeiro piloto a dar um título mundial para a Ferrari. E, naturalmente, o primeiro ídolo da fanática torcida vermelha.

Para ter o nome ainda mais marcado na história da equipe e da Fórmula 1, Ascari foi logo conquistando o bicampeonato (1952/1953), após duas temporadas de domínio da Alfa Romeo.

A relação de Ascari com a Ferrari, entretanto, já vinha de bem antes dos anos 1950. Em 1939, logo depois que o comendador Enzo Ferrari deixou a Alfa Romeo, Ascari bateu à porta da pequena oficina de Enzo e encomendou-lhe um carro para disputar a "Mille Miglia", a mais tradicional prova de estrada da Itália.

Alberto Ascari conduziu o Auto Avio 815, primeiro carro produzido por Enzo. A máquina quebrou na prova, mas ali começava uma forte parceria de corridas.

Ascari tinha adversários de respeito na pista: Nino Farina, Juan Manuel Fangio, Luigi Villoresi e outras feras. Quem o viu pilotar garante que, não fosse a morte prematura durante testes em Monza, teria sido o mais forte obstáculo no caminho de Fangio para a conquista do pentacampeonato.

O próprio Fangio sempre o citava como um de seus mais duros adversários, de estilo agressivo e condução refinada.

Das 25 vitórias conquistadas na carreira, 13 delas foram ao volante dos carros da Casa de Maranello. Alberto Ascari faleceu em 26/05/1955.

Foto: The Cahier Archive

 

 

Luiz Máximo Morelo, É  paulista, 65 anos, começou  no rádio em 1968. Em 1976 foi para a TV Record, depois Rede Bandeirantes, Globo, SBT e por 20 anos trabalhou  na TV Cultura. Sempre acompanhou o automobilismo, nos anos de 1960 e começo dos anos 1970 pelos jornais e também pelas Revistas Quatro Rodas e Auto Esporte

Categoria:BLOG DO LUIZ MÁXIMO -AUTOMOBILISMO