CORINTHIANS 01 X RED BULL BRAGANTINO
Pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe do Corinthians recebeu o Red Bull Bragantino na Neo Química Arena neste sábado (10/08) às 21:30h.
Pré-jogo:
Visando conquistar sua terceira vitória como treinador do Corinthians e tentar melhorar a situação da equipe na disputa contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o argentino Ramón Díaz mandou sua equipe a campo escalada em um 3-4-1-2 da seguinte maneira:
[1] Hugo Souza
[23] Fagner (C)
[25] Cacá
[5] André Ramalho
[46] Hugo
[14] Raniele
[37] Ryan Gustavo
[27] Breno Bidon
[10] Rodrigo Garro
[16] Pedro Henrique
[11] Ángel Romero
Para essa partida, o comandante da equipe corintiana contou com alguns desfalques em sua equipe titular, sendo eles o atacante Yuri Alberto (cirurgia na vesícula), o meia Igor Coronado (suspenso) e o volante Alex Santana (lesão no joelho).
Apesar de historicamente ter um desempenho bastante superior em duelos contra a equipe de Bragança Paulista, os confrontos recentes não demonstram essa superioridade. Nos últimos 4 jogos entre os clubes, o Bragantino venceu todos eles pelo placar de 1 a 0. A última vitória do clube alvinegro aconteceu em agosto de 2022, quando com gol de Gustavo Mosquito a equipe da capital venceu por também 1 a 0.
Com o objetivo de manter a boa sequência de resultados recentes contra a equipe do Corinthians e seguir na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro, o treinador português Pedro Caixinha escalou sua equipe em um 4-3-3 da seguinte forma:
[40] Lucão
[45] Nathan Mendes
[14] Pedro Henrique
[39] Douglas Mendes
[36] Luan Cândido
[23] Raúl
[8] Lucas Evangelista
[10] Lincoln Henrique
[28] Vitinho
[11] Helinho
[30] Henry Mosquera
A princípio o goleiro e capitão do Bragantino, Cleiton, iria iniciar a partida como titular, mas após uma indisposição durante o aquecimento foi substituído por Lucão na meta do clube alvirrubro.
O treinador do clube do interior de São Paulo também contou com desfalques para o confronto de hoje, sendo eles do volante Matheus Fernandes (lesionado) e do lateral-esquerdo Juninho Capixaba (lesionado).
Melhores Momentos da Partida:
2’ do primeiro tempo
O Bragantino chega pela primeira vez com perigo no gol do Corinthians com finalização de Vitinho pela esquerda, o goleiro Hugo Souza espalma e a defesa afasta.
22’ do primeiro tempo
O Bragantino consegue chegar com muito perigo no gol do Corinthians com finalização de fora da área de Nathan Mendes. Bola passou por cima do gol após bela defesa de Hugo Souza para escanteio.
26’ do primeiro tempo
Com finalização de Rodrigo Garro após desarme de Pedro Henrique, o Corinthians chega na sua primeira grande chance na partida até então. A finalização do ponta terminou nas mãos do goleiro Lucão.
32’ do primeiro tempo
Ángel Romero sai cara a cara com o goleiro após lindo lançamento de Rodrigo Garro. O jogador paraguaio desperdiça a oportunidade de abrir o placar, após o goleiro Lucão fazer boa defesa.
36’ minutos do primeiro tempo
O Corinthians chega novamente com muito perigo ao gol adversário após linda jogada de Rodrigo Garro e Hugo, apesar disso, o cruzamento do lateral passa direto por todos os jogadores corintianos dentro da área.
38’ minutos do primeiro tempo
Helinho abre o placar para o Bragantino com um belo gol fintando a defesa do Corinthians após roubo de bola na bobeada de Rodrigo Garro no meio de campo.
Corinthians 0x1 Bragantino
44’ minutos do primeiro tempo
O Corinthians chega ao gol adversário novamente, dessa vez com cabeceio de Pedro Henrique. Finalização sai fraca e a bola termina no colo do goleiro Lucão.
14’ minutos do segundo tempo
Após linda jogada de Pedro Henrique pela ponta direita, Giovane desperdiça boa chance de ataque do Corinthians e finaliza por cima do gol adversário.
45’ minutos do segundo tempo
Bola sobra dentro da área nos pés de Giovane após divida de Talles Magno, o atacante finaliza direto para a linha de fundo.
48’ minutos do segundo tempo
Hugo Souza faz milagre e evita segundo gol do Bragantino em contra-ataque de Helinho após lançamento ruim de André Ramalho.
49’ minutos de jogo
Após bobeada da defesa do Bragantino, bola sobra nos pés de Talles Magno que marca o gol de empate para o Corinthians na partida.
Corinthians 1x1 Bragantino
53’ minutos do segundo tempo
O árbitro Felipe Fernandes de Lima apita o final da partida na Neo Química Arena.
Corinthians 1x1 Bragantino.
Opinião:
Para os torcedores corintianos, o confronto contra o Bragantino pode lembrar muito a partida contra o Juventude na última rodada do Campeonato Brasileiro. A tônica de ambos os jogos foi bastante semelhante, com o clube do Parque São Jorge dominando a posse de bola (63%) e criando um alto volume de chances de gol, mas enfrentando o mesmo problema demonstrado anteriormente: a eficiência. Apesar das boas jogadas criadas ao longo do duelo, o ataque corintiano desperdiçou 19 finalizações, evidenciando o problema da equipe neste Campeonato Brasileiro. Neste ano, o Corinthians é o terceiro time com mais finalizações no alvo (5,0 chutes certos no gol por partida) no Brasileirão, mas não consegue converter essas chances em gols, tendo o quarto pior ataque do campeonato (20 gols marcados).
Além disso, o problema em relação aos corredores laterais do Corinthians nos contra-ataques das equipes adversárias persiste. Apesar do alto número de defensores, a equipe frequentemente sofre com bolas nas costas, tanto pelo lado direito quanto pelo lado esquerdo, e a contenção dos volantes nem sempre funciona, deixando os zagueiros da equipe expostos em muitos momentos ao longo dos jogos. Vale ressaltar também mais uma excelente partida do goleiro Hugo Souza, que novamente se destacou ao salvar a equipe paulista nos momentos de perigo do Bragantino. Apesar dos problemas, o Corinthians conseguiu se salvar mais uma vez com um gol heroico no final do jogo, desta vez marcado pelo estreante da noite, Talles Magno, que chega ao clube com um excelente cartão de visitas para o bando de loucos.
Do lado da equipe visitante, o Bragantino fez o que se propôs e soube explorar os erros do adversário, aproveitando ao máximo os contra-ataques pelos lados do campo, utilizando a velocidade dos seus pontas Vitinho e Helinho. Defensivamente, a equipe teve um excelente desempenho, conseguindo anular as chances criadas pelo Corinthians pelos lados e forçando a equipe a finalizar de fora da área ou tentar um lance de sorte nos cruzamentos. Pontos positivos vão para a boa partida defensiva de Nathan Mendes, que anulou o lado esquerdo do ataque corintiano no primeiro tempo, e Lucão, que fez boas defesas para garantir o empate da equipe da terra da linguiça.
Com esse resultado, o Corinthians segue na zona de rebaixamento com 20 pontos, mas subiu para a 17ª colocação. Já o Bragantino chegou a 27 pontos e caiu para a 11ª posição na tabela.
Detalhes da partida:
Substituições do Corinthians:
[45’] Giovane por Breno Bidon
[45’] Talles Magno por Ángel Romero
[45’] Matheus França por Fagner
[69’] Wesley por Pedro Henrique
[83’] Pedro Raúl por Raniele
Substituições do Bragantino:
[45’] Eduardo Sasha por Henry Mosquera
[57’] Eric Ramires por Lincoln
[58’] Jadsom por Raúl
[58’] Lucas Ferrugem por Pedro Henrique
[80’] Gustavinho por Eric Ramires
Cartões:
[20’] Cartão Amarelo para Ángel Romero (COR)
[54’] Cartão Amarelo para Raúl (RBB)
[56’] Cartão Amarelo para Eduardo Sasha (RBB)
[60’] Cartão Amarelo para Lucão (RBB)
[62’] Cartão Amarelo para Hugo (COR)
[88’] Cartão Amarelo para Jadsom (RBB)
[90+6’] Cartão Amarelo para Nathan Mendes (RBB)
[90+6’] Cartão Amarelo para Vitinho (RBB)
[90+8’] Cartão Amarelo para Talles Magno (COR)
[90+8’] Cartão Amarelo para Hugo Souza (COR)
Equipe de Arbitragem/Público:
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira e Schumacher Marques Gomes
Árbitro de vídeo: Daniel da Cunha Oliveira
Público pagante: 41.750
Público total: 42.018
Renda: R$2.525.324,00
ENZO PREMERO -NEO QUIMICA ARENA