Corinthians 3x0 Atlético Goianiense
Pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, a equipe do Corinthians recebeu o Atlético Goianiense na Neo Química Arena neste sábado (21/09) às 16:00h.
A partida de hoje marcou o recorde de público da torcida alvinegra em jogos na Neo Química Arena na temporada de 2024, na quinta-feira, o Corinthians anunciou que todos os ingressos para a partida já estavam reservados. Além disso, também foi o dia da aguardada estreia do atacante holandês recém-chegado, Memphis Depay, que promete resolver os problemas de gols da equipe paulista.
Pré-jogo:
Visando conquistar três importantes pontos em um confronto direto na briga contra o rebaixamento, o treinador Ramón Diaz mandou a equipe mandante escalada em um 4-3-1-2, da seguinte maneira:
[1] Hugo Souza
[23] Fagner (C)
[25] Cacá
[13] Gustavo Henrique
[21] Matheus Bidu
[70] José Martínez
[8] Charles
[27] Breno Bidon
[10] Rodrigo Garro
[11] Ángel Romero
[9] Yuri Alberto
Para esta partida, o comandante da equipe corintiana não estará presente à beira do gramado devido à expulsão que sofreu na última rodada contra o Botafogo no Rio de Janeiro. Além do argentino, o clube paulista não contará com: André Ramalho (suspenso), Alex Santana (lesão no músculo posterior da coxa), Maycon (cirurgia no joelho) e Diego Palácios (cirurgia de correção de lesão na cartilagem).
Apesar do imenso favoritismo da equipe paulista na partida de hoje, o retrospecto de confrontos entre os dois clubes é muito equilibrado. Na história, foram 21 partidas entre Corinthians e Atlético Goianiense, sendo 9 vitórias da equipe alvinegra, 6 vitórias da equipe goiana e 6 empates. Um ponto positivo para o time de Itaquera é que o maior artilheiro desse confronto estará em campo hoje, sendo ele o centroavante Yuri Alberto, com 6 gols marcados em 5 jogos.
Com o objetivo de se manter vivo na briga contra a zona de rebaixamento, o treinador Umberto Louzer mandou sua equipe escalada em um 4-2-3-1, da seguinte forma:
[1] Pedro Rangel
[2] Bruno Tubarão
[3] Alix Vinicius
[4] Adriano Martins
[6] Guilherme Romão
[5] Gonzalo Freitas
[8] Gabriel Baralhas
[7] Alejo Cruz
[10] Joel Campbell (C)
[11] Luiz Fernando
[9] Jan Hurtado
Para este importante confronto, o treinador do "Dragão" terá apenas a ausência do volante Roni (cláusula contratual), que não poderá atuar na partida de hoje por estar emprestado pelo próprio Corinthians ao clube goiano. Seu empréstimo com a equipe rubro-negra vai até o final do ano de 2024.
Esta partida marcará também o reencontro de alguns velhos conhecidos da torcida corinthiana, sendo eles: o lateral-esquerdo Guilherme Romão, revelado pelo clube paulista em 2018, e o ponta Janderson, também das categorias de base da equipe, que participou da campanha do título Brasileiro em 2017.
Melhores Momentos da Partida:
8’ minutos do primeiro tempo
A equipe do Corinthians consegue criar a primeira oportunidade de perigo da partida em cruzamento de Fagner. A bola atravessa todo mundo na área e é afastada pela defesa do Dragão.
13’ minutos do primeiro tempo
O Atlético Goianiense chega pela primeira vez com perigo na defesa corinthiana e consegue criar uma chance perigosíssima no cabeceio do centroavante Jan Hurtado. Apesar disso, a bola foi direto pela linha de fundo.
14’ minutos do primeiro tempo
Logo em seguida, a equipe goiana aproveitou o bom momento na partida, e após lindo lance de Luiz Fernando pela ponta esquerda, a bola cruzada sobrou para Alejo Cruz, que finalizou para a defesa do goleiro Hugo Souza.
25’ minutos do primeiro tempo
Após boa troca de passes da equipe do Corinthians pelo lado direito do meio-campo, Charles encontra Yuri Alberto em boa posição dentro da área. O atacante finaliza em cima do defensor do Atlético Goianiense.
27’ minutos do primeiro tempo
A equipe do Corinthians chega novamente com perigo, e após linda troca de passes, Ángel Romero finaliza com curva, mas a bola vai direto para a linha de fundo.
32’ minutos do primeiro tempo
Com muita ousadia, Ángel Romero tenta uma finalização de calcanhar após cruzamento de Rodrigo Garro, a bola é dividida e afastada pela defesa adversária.
43’ minutos do primeiro tempo
Com um bote heróico, Matheus Bidu salva a equipe do Corinthians e intercepta a bola de Alejo Cruz, que ficaria de frente para Hugo Souza dentro da área.
45’ minutos do primeiro tempo
Em cruzamento de escanteio, o Corinthians abre o placar com gol de cabeça de Ángel Romero.
Corinthians 1x0 Atlético Goianiense
8’ minutos do segundo tempo
Yuri Alberto faz uma linda jogada pelo lado esquerdo do campo, passa por dois defensores do Atlético Goianiense, toca para Ángel Romero, que dribla o goleiro e finaliza, mas a defesa da equipe goiana tira a bola em cima da linha.
9’ minutos do segundo tempo
Yuri Alberto consegue uma linda finta pelo lado direito, toca para Romero, que finaliza nas redes do goleiro Pedro Rangel.
Corinthians 2x0 Atlético Goianiense
12’ minutos do segundo tempo
Mais uma linda jogada de Yuri Alberto, agora pelo centro do campo. O atacante passa para Rodrigo Garro na esquerda, que cruza na cabeça de Ángel Romero. A bola termina na defesa do goleiro Pedro Rangel.
37’ minutos do segundo tempo
Igor Coronado dá um passe brilhante, que deixa Rodrigo Garro cara a cara com o goleiro. Ele finaliza nas redes.
Corinthians 3x0 Atlético Goianiense
41’ minutos do segundo tempo
Bola lançada deixa Memphis na frente do gol. Ele finaliza de primeira com o pé esquerdo, mas a bola termina na defesa do goleiro Pedro Rangel e se perde pela linha de fundo.
45+5’ minutos do segundo tempo
O árbitro Bruno Arleu de Araújo aponta o final da partida na Neo Química Arena.
Corinthians 3x0 Atlético Goianiense.
Opinião:
A partida de hoje foi uma daquelas em que a equipe do Corinthians entrou em campo com a imensa pressão de confirmar o favoritismo, vencer o lanterna da competição e garantir três importantes pontos na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. A expectativa da torcida corinthiana em relação a esse confronto era de uma grande atuação, já que a equipe vinha de uma excelente vitória fora de casa contra o Fortaleza pela Copa do Brasil.
Apesar de tudo isso, no primeiro tempo vimos um Corinthians com um alto volume na criação de jogadas, mas com um problema crônico ao longo da temporada: a conclusão. Muitas vezes a equipe conseguia chegar com facilidade à zona ofensiva, mas no momento crucial errava um cruzamento, o último passe ou a própria finalização. Além do problema na conclusão, o Corinthians também demonstrou fragilidade na saída de bola com a ausência de André Ramalho, e a escolha de entrar com três volantes foi um equívoco por parte do treinador Ramón Díaz, que precisava do resultado positivo em casa e dificultou a criação da equipe na primeira etapa. Mesmo com esses problemas, foi da cabeça de Ángel Romero, sempre ele, que saiu o primeiro gol da equipe no fim da primeira etapa, dando um grande alívio para a torcida.
Na segunda etapa, com a entrada de Igor Coronado, que mais uma vez fez um grande jogo, o time ficou muito mais móvel e perigoso com a bola, conseguindo aproveitar melhor a criação de jogadas. A equipe também contou com uma excelente partida de sua dupla de ataque, tanto Yuri Alberto quanto Ángel Romero estavam inspirados hoje. Sobre Rodrigo Garro, é chover no molhado dizer que sua partida foi boa, a torcida corinthiana já está acostumada com isso.
Em relação a estreia do astro Memphis Depay, apesar do pouco tempo em campo, o holandês demonstrou uma boa qualidade técnica, participou bastante da criação de jogadas caindo pela zona central do ataque e quase conseguiu anotar seu primeiro tento logo na estreia. As expectativas são muito altas, porém a primeira impressão que ele deixa para a torcida é positiva.
Pelo lado do Atlético Goianiense, um resultado esperado. Apesar das colocações na tabela, é evidente que o Corinthians tem um elenco muito mais qualificado, além de atuar em casa com o apoio máximo da torcida. Apesar disso, o Dragão teve bons momentos na partida, mas não soube aproveitá-los, sempre parando na boa marcação de Matheus Bidu e Cacá ou nas importantes defesas de Hugo Souza.
Com esse resultado, o Corinthians soma mais 3 pontos e chega a 28 no total, porém ainda permanece na zona de rebaixamento. Já o Atlético Goianiense se complica cada vez mais na tabela e continua na lanterna da competição com apenas 18 pontos conquistados.
Detalhes da partida:
Substituições do Corinthians:
[45’] Igor Coronado por Breno Bidon
[67’] Memphis Depay por Yuri Alberto
[67’] André Carrillo por Charles
[79’] Héctor Hernández por Ángel Romero
[85’] Talles Magno por Rodrigo Garro
Substituições do Atlético Goianiense:
[76’] Derek Freitas por Jan Hurtado
[76’] Janderson por Luiz Fernando
[79’] Matías Lacava por Alejo Cruz
[80’] Rhaldney por Gonzalo Freitas
[80’] Shaylon por Joel Campbell
Cartões:
[5’] Cartão Amarelo para José Martínez (COR)
[28’] Cartão Amarelo para Gonzalo Freitas (ATG)
[31’] Cartão Amarelo para Joel Campbell (ATG)
[34’] Cartão Amarelo para Breno Bidon (COR)
[45+4’] Cartão Amarelo para Alix Vinicius (ATG)
[48’] Cartão Amarelo para Igor Coronado (COR)
[59’] Cartão Amarelo para Luiz Fernando (ATG)
Equipe de Arbitragem/Público:
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Rodrigo Correa e Thiaggo Labes
Quarto Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano
Árbitro de vídeo: Carlos Eduardo Nunes Braga
Público pagante: 46.001
Público total: 46.221
Renda: R$2.585.075,00
Enzo Premero - Neo Química Arena