Nikollas acompanha primeiro jogo com óculos de Inteligência Artificial
Olha o Edmundo com a bola filho."
"Agora é o Rivaldo!""
"Goooooool! Foi do seu amigo Zé Roberto, Nickollas!".
Assim foi a manhã de domingo de Silvia e de Nickollas. Os dois ilustres palmeirenses foram convidados pelo Mauro Beting para acompanhar o jogo de despedida do Zé Roberto no camarote Fan Zone, parceiro que seguirá com o Nosso Palestra em 2019.
Silvia me recebeu com o maior carinho e alegria do mundo. Ela estava muito feliz, afinal aquele seria o primeiro jogo de Nickollas com o presente que o garoto cego ganhou do Palmeiras de Natal.
Um óculos de inteligência artificial que capta imagens e traduz para o Nick em menos de 3 segundos.
"Pro jogo em si o óculos não ajuda muito. Só traduz as placas do campo, essas coisas. Mas pra outras coisas o óculos mudou a vida dele. Principalmente na leitura e nos estudos.", disse Silvia.
Com o presente entregue por Deyverson, Nickollas lê livros e consegue estudar sem a presença da mãe. Ele fica cerca de 2 horas por dia com o óculos.
"Hoje ele tem muito mais autonomia. Acho que essa é a palavra. Ele não depende mais de mim pra fazer algumas coisas.", me contou emocionada.
O óculos possui um dispositivo que captura imagens em uma máquina fotográfica. Essa fotografia é escaneada através de um computador e por fim traz o áudio. A Sílvia prende o equipamento nos óculos por um ímã e dessa forma, o garoto consegue ler qualquer texto em qualquer superfície e distância, inclusive placa de rua, cardápio e qualquer livro em qualquer idioma.
Um óculos com essa tecnologia custa em torno de 20 mil reais. Até existem alguns financiamentos, mas se não fosse o Palmeiras, dificilmente Nickollas já teria um desse em 2019.
Foto Gabriel Amorim