CASO RARO

Atacante Mazola jogou nos três principais países da Ásia



Revelado pelo São Paulo e com passagens por Guarani, Figueirense, Ceará, CRB, Portimonense (Portugal) e recentemente São Bento, o atacante Mazola fez boa parte da carreira fora do país, principalmente na Ásia, onde atuou no Japão, China e Coreia. 

A passagem por esses três países fez com que o atleta acumulasse muitas histórias. Seu primeiro clube na Ásia foi o Urawa Reds, equipe onde atuou em 2011. 

“Dos três países que joguei o Japão é o mais desenvolvido no futebol. Uma partida reúne cerca de 35 mil pessoas no estádio. O time tem os patrocinadores de roupa e carro e quando o atleta chega na equipe pode escolher ser ou não patrocinado por essas marcas”, contou Mazola. 

Depois do Japão se transferiu para a China, onde atuou no Hangzhou Greentown e Guizhou Zicheng. Na época o mercado chinês ainda não era tão atrativo como hoje. 

“Quando cheguei na China só tinha o Conca e o Muriqui. Depois contrataram o Drogba e o Anelka e então o futebol começou a ter mais visibilidade”. 

“No primeiro ano foi mais fácil, pois eu tinha a companhia de mais dois atletas brasileiros. Já no segundo ano eles não voltaram para os clubes e foi mais difícil. Precisava da companhia de dois intérpretes, pois o treinador era japonês”.

O jogador falou ainda sobre a relação da população com o futebol que vem crescendo muito.

“Antes não tinha tanta torcida, hoje pelos valores e pelos atletas que estão lá o futebol passou a ficar mais atrativo. A China do meu primeiro ano e a de agora é completamente diferente”.

A principal dificuldade era a alimentação. Inclusive antes de uma partida a equipe ofereceu sopa de tartaruga para os jogadores.  

“Você não sabe que tipo de carne está comendo. É tudo com muito molho. Eles comem cobra, carne de cachorro, cérebro e intestino dos animais”. 

“Antes do jogo eles serviram sopa de tartaruga. Meu intérprete explicou que teve um time que tinha tomado a sopa e perdeu de 5, mas que fazia muito bem para a imunidade. Eu me recusei a tomar (risos)”, disse. 

A última equipe que defendeu na Ásia foi o Jeonbuk Motors da Coreia do Sul, país onde aprendeu até a se comunicar. 

“A alimentação também era complicada. Uma vez por semana os jogadores iam em um restaurante comer carne de cachorro. Foi o lugar onde consegui me virar melhor. Aprendi a falar a língua e dava até para sair sozinho algumas vezes”, finalizou.  

De volta ao Brasil, Mazola defendeu o São Bento no Campeonato Paulista deste ano. Atualmente negocia com uma outra equipe e deve ser apresentado após a Copa América.

Categoria:FUTEBOL